segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sugestões de Estimulação de Linguagem


Sugestões de Estimulação de Linguagem


• Converse com a criança desde o nascimento, especialmente enquanto a alimenta. Á medida que esta cresce, acrescente informações, de acordo com os seus interesses e compreensão (exº: a respeito dos alimentos, diga-lhe os nomes, como são confeccionados, etc.);

• Aproveite situações como o banho ou a troca de roupa para nomear as partes do corpo e as peças de roupa; pode sugerir à criança que lave determinada parte do corpo ou que pegue numa peça de roupa, sempre à medida da sua aceitação e compreensão;

• Utilize situações de passeio para falar sobre objectos e situações que vão acontecendo, não só dizendo os seus nomes, mas fazendo comentários ( exº: para que serve determinado objecto; a consequência de uma determinada acção);

• Ao fazer compras na companhia da criança, converse sobre os produtos e aproveite para ouvir o que a criança tem a dizer sobre o assunto. É importante que ela faça parte da conversa, que não seja só ouvinte;

• Ao cozinhar ou realizar outras actividades do dia-a-dia, converse com a criança sobre o que está a fazer e pergunte a opinião dela;


• Converse com a criança, antes de sair, sobre onde irão, o nome do local, porque irão visitá-lo, enfim, aproveite o tema para estabelecer diálogo com seu filho. Isso deve ser feito de forma agradável e significativa para ambos, a criança deve ter o maior prazer em comunicar;

• Cante com seu filho, relembre músicas infantis e alterne trechos em que cada um canta uma parte;

• Leia para a criança com frequência, desde muito cedo, aumentando o tempo de leitura de forma gradual. Respeite o seu limite de atenção, utilize livros e outros materiais apropriados para cada faixa etária. Com este hábito, desenvolve-se não só a linguagem oral (falada), mas também é estimulado o interesse pela linguagem escrita.

3 comentários:

  1. olá, Ana Paula!
    sou pedagoga em São Paulo / SP.
    adorei o seu blog!
    este artigo sobre a estimulação precoce está ótimo: você nos mostra a diferença entre apenas cuidar e cuidar-educando, tudo junto.
    parabéns pelos textos.
    um abraço!!

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  2. Sempre fiz isso com meus filhos, tanto o mais velho quanto a menina falaram super cedo, por volta de 1 ano e meio ja falavam quase tudo, o primeiro é super falante e extrovertido, mas a menina apesar de se expessar muito bem e pronunciar as palavra corretamente, e falar pelos cotovelos aqui em casa, ela foi diagnosticada com mutismo seletivo, pois não fala com ninguem se nao com os pais e o irmão, até os parentes proximos ela não falam como tios e avós, não fala na escola nem com as crianças e muito menos com a professora apesar de mostrar uma grande afeição por ela. Tem umas poucas crianças colegas dela que ela fala normalmente, com a maioria se comunica apenas por gestos, mas brinca e interage bem. apenas uma coleguinha da escola ela fala, mas só quando ela vem aqui em casa, quando estão na escola ela não fala com a menina.

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  3. Apesar do nosso cotidiano na educação especial, sabemos q/ cada pessoa possue suas particularidades. Estou constantemente buscando informações q/ ajude na prática em prol dos nossos alunos e familiares consequentemente. Como é gratificante poder contar c/ pessoas dedicadas nesse processo , como vc. Reafirmo o já dito. Vc é especial. Deus te ilumine cada vez mais.

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