terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Arte de Relaxar

 

Míriam Cruvinel
Psicóloga e Terapeuta Cognitiva

"Feche seus olhos. Inspire profundamente .... agora solte o ar ... vagarosamente. Imagine que na ponta do seu nariz existe um lápis colorido... Você pode escolher a cor do lápis... Tente com sua cabeça .... fazer um número oito na horizontal... Faça este movimento mais três vezes ... não esqueça da respiração. Inspire.... e expire...."
Relaxamento é uma habilidade que envolve a aprendizagem e portanto a aquisição de novos hábitos, por isso requer muita prática e treinamento. O objetivo da técnica de relaxamento é proporcionar maior conscientização corporal, aperfeiçoar o conhecimento das sensações do corpo, das emoções e sentimentos.
Todos nós sabemos que não "nascemos" tensos ou estressados. Na verdade nós "ficamos" tensos e ansiosos. Já que aprendemos a ficar tensos, podemos também "desaprender". Ou seja, podemos aprender a relaxar, a ficar calmo e tranqüilo. Para atingir essa estabilidade emocional precisamos de muita prática e treino. A prática do relaxamento, no início será difícil, pois não estamos acostumados a utilizá-la. É preciso deixar o relaxamento se tornar um hábito em nosso vida, pois somente dessa forma teremos uma vida mais saudável.
Com a prática do relaxamento as pessoas tornam-se mais conscientes de suas tensões e a partir daí se tornam mais capacitados a diminuírem as tensões e dores musculares. O relaxamento contribui para diminuir o stress, aliviar tensão e dores musculares e minimizar a ansiedade.
Por possuir esta finalidade, o relaxamento pode beneficiar qualquer pessoa, desde crianças, adolescentes e adultos. Pessoas normalmente ansiosas, agitadas e irritáveis certamente se beneficiarão muito com esta técnica.
O relaxamento pode ser praticado a qualquer hora do seu dia. Existem pessoas que o praticam mediante situações ansiógenas, por exemplo antes de uma reunião importante ou antes de uma prova na escola. Outras pessoas praticam o relaxamento antes do sono e outros ainda o fazem pela manhã ao se levantar. O horário para praticar o exercício depende da necessidade de cada pessoa.
Durante o exercício de relaxamento é extremamente importante a educação da respiração. É necessário uma respiração profunda, caracterizada pela calma e serenidade. O principal músculo da respiração é o diafragma. A contração do diafragma alonga os pulmões, provocando a inspiração (movimento de puxar o ar para dentro), já a compressão do abdome, provoca a expiração (movimento de expulsar o ar). Os dois movimentos são essenciais para garantir uma boa respiração, durante o relaxamento.
E as crianças, podem praticar o relaxamento?
As crianças não só podem como precisam fazer o relaxamento.Assim como os adultos, as crianças também vivenciam situações diárias de stress e ansiedade e portanto também se beneficiam com a técnica de relaxamento.
O relaxamento infantil pode ser usado por qualquer criança. Crianças agitadas, hiperativas, ansiosas, irritáveis e com sintomas de stress infantil, poderão sentir-se bem melhor após o exercício.
Além disso a prática de relaxar contribui para que a criança, desde cedo, se familiarize com seus sentimentos e emoções, deixando a criança mais centrada em suas sensações.
No início, a criança precisa de auxílio para aprender a relaxar, principalmente as crianças menores. Por isso, é importante, que os pais estejam presentes e encorajem os filhos a aprender. Em princípio, assim como o adulto, a criança pode apresentar alguma dificuldade para se concentrar e conseqüentemente relaxar, mas aos poucos, o relaxamento vai se tornando uma brincadeira divertida e um hábito prazeroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário