quinta-feira, 2 de junho de 2011

O currículo funcional na educação inclusiva e as inteligencias múltiplas


Para dar resposta às necessidades de apoio que os alunos apresentam, devido às suas características e limitações cognitivas, motoras e comunicacionais, a intervenção na área educacional deve ser caracterizada por um conjunto de recursos e estratégias.
O plano educacional será centrado no aluno, utilizando uma abordagem ecológica, que reforça o poder das interações entre a pessoa e o meio, e a redução das limitações funcionais.
No que se refere à educação centrada no aluno, segundo Gardner (1998), os indivíduos tem perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros que as escolas devem, ao invés de oferecer uma educação padronizada, tentar garantir que cada um receba a educação que favoreça seu potencial individual. Assim, o ambiente educacional, no seu ponto de vista, deve ser mais amplo e variado, e depender menos do desenvolvimento da linguagem e da lógica. Esse autor não admite a concepção unidimensional da inteligência e sugere uma visão pluralista da mente, estabelecendo o modelo teórico de inteligências múltiplas: lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalística. 
- Inteligência lingüística: Os componentes centrais da inteligência lingüística são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.
- Inteligência musical: Esta inteligência inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música.
- Inteligência lógico-matemática: Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. Nesta inteligência o aluno demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos.
- Inteligência espacial: Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. O potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.
- Inteligência cinestésica: Habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.
- Inteligência interpessoal: Habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. É a habilidade para distinguir pessoas, liderá-las, perceber intenções e desejos dos outros e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção.
- Inteligência intrapessoal: Habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprias, a capacidade para formular uma imagem precisa de si mesmo e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüísticas, musicais ou cinestésicas.
- Inteligência naturalística: Associada a sensibilidade de percepção e compreensão dos elementos naturais e da interdependência entre a vida animal e vegetal e os ecossistemas e a leitura coerente e racional da natureza em todo seu esplendor.  Induz as observações de padrões na natureza, identificando e classificando sistemas naturais.
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
1- Habilidades intelectuais: o funcionamento intelectual reflete na capacidade para compreender o ambiente e reagir a ele adequadamente. Inclui raciocínio, pensamento abstrato, compreensão de idéias complexas, facilidade de aprendizagem, inclusive das experiências vividas e a capacidade de planejar e solucionar problemas.
2- Comportamento adaptativo: conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa a fim de funcionar em sua vida diária. Consiste nos seguintes grupos de fatores: habilidades conceituais (relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação); habilidades sociais (relacionadas à competência social); habilidades práticas (relacionadas à vida independente).
3- Participação, interações e papéis sociais: socializar-se com a família, participar de atividades de recreação e lazer, fazer e manter amigos, usar das habilidades sociais adequadas.
4- Saúde: ter acesso e obter serviços de terapia, tomar medicações, evitar riscos a saúde e a segurança, receber cuidados domiciliares de saúde. Transportar-se e movimentar-se pelos lugares, acessar serviços de emergências, manter a saúde mental e o bem estar emocional.

5- Contexto: descreve as condições inter-relacionadas nas quais as pessoas vivem o seu cotidiano. Representa uma perspectiva ecológica que envolve pelo menos três níveis diferentes, proporcionando oportunidades de inclusão social:
A-    Ambiente social e imediato: incluindo a pessoa, a família e /ou responsáveis (microssistema).
B-   A vizinhança a comunidade ou as organizações que proporcionam serviços de educação, habilitação ou apoios (mesossistema).
C-   Os padrões abrangentes da cultura e da sociedade (macrossistema).

7 comentários:

  1. Boa tarde Ana! Li todo texto sobre currículo funcional na educação e fiquei com uma dúvida a criança pode manifestar mais do que uma dessas inteligências que Gardner explica? Pois tenho 4 filhos ,1 adolescente,2 pré adolescentes e um bebe de 3 anos e achei o assunto bastante interessante,porque eu os observo e notei que aqui
    ele apresentam mais do que uma dessas inteligencias.É possível?

    Obrigada Elis leitaõ

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  2. Sim Elis, existem evidências persuasivas da existência de diversas competências intelectuais humanas relativamente autônomas descritas Gardner como 'inteligências humanas'. Estas são as 'estruturas da
    mente'. A exata natureza e extensão de cada estrutura individual não é até o momento satisfatoriamente determinada, nem o
    número preciso de inteligências pode ser estabelecido.
    Espero que tenha contribuido.
    Um grande abraço e seja sempre muito bem vinda ao blog!

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  3. Passando pra prestigiar seu blog.Estou te seguindo...

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  4. Obrigada Mônica, seja sempre muito bem vinda!
    Um forte abraço
    Ana Paula

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  5. estou pesquisando para fazer um artigo e amei.

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