quinta-feira, 2 de julho de 2015

Estimulação Motora para crianças com Paralisia Cerebral

Estimulação Motora

Atividades que enfocam a estimulação da aquisição ou aprimoramento do esquema corporal.
Atividade 1:
Material: espelho.
Posicione a criança na frente do espelho e nomeie, tocando,cada parte do corpo. Você pode fazer isso cantando músicas que citem as partes do corpo e estimulem movimentos.
Atividade 2:
Material: Espelho.
 Na frente do espelho façam caretas, modificando a expressão (fisionomia triste, alegre, espantada, brava, etc).
Atividade 3:
Material: papel Kraft, ou manilha e uma caneta grossa ou giz de cera.
Deite a criança em cima do papel e desenhe o contorno do seu corpo.mostre para a criança o desenho e complete com os detalhes.
Atividade 4:
Material: lençol ou piscina de bolinhas.
Cubra a criança deixando a cabeça de fora. Vá descobrindo uma parte do corpo de cada vez nomeando-o na hora do “achou!”.
Atividade 5:
Material: boneco fácil de manusear e roupas de bonecos.
Vista e dispa o boneco junto com a criança, nomeando as partes do corpo.
Atividade 6:
Material: água, boneca de plástico, bacia, sabonete e toalha.
Dê um banho na boneca junto com a criança, nomeando as partes do corpo.
Atividade 7:
Material: massinha de modelar.
Faça com a criança, uma bola de massa de modelar. Batam na massa até ela ficar achatada. Modelem o nariz, boca, olhos, etc, nomeando-os.
Atividade 8:
Material: revistas, tesoura, cola e papel.
Procure junto com a criança, figuras humanas em revistas. Recorte-as, separando a cabeça, tronco e membros. Monte uma nova figura solicitando que a criança identifique qual parte se junta com  a outra.

Atividades que enfocam a estimulação do controle dos movimentos

Atividade 1:
Material: Giz de cera e papel.
Deixe a criança riscar e pintar livremente o papel, de preferência grande, para que ela não tenha que limitar a sua expressão gráfica.
Atividade 2:
Material: Giz de cera e papel.
Desenhe uma figura simples e peça para a criança para pintar o interior da figura, respeitando os limites. Varie a complexidade das figuras desenhadas.
Atividade 3:
Material: nenhum.
Faça diversos movimentos com o corpo e peça para a criança imitar. Inverta os papéis.
Atividade 4:
Material: bola.
Role a bola para perto da criança e chame sua atenção sobre ela.incentive-a a pegá-la. Peça para que devolva a você. Varie os movimentos, fazendo-a pular, girar a bola.
Atividade 5:
Material: Garrafas plásticas vazias e bola.
Mostre a criança como derrubar as garrafas fazendo com que a bola bata nela como num boliche. Estimule a criança a arremessar e rolar a bola.
Atividade 6:
Material: Brinquedo que flutue.
Durante o banho, deixe o brinquedo flutuando, próximo à criança. Incentive-a a pegá-lo. Brinquem com ele tentando afundá-lo, fazendo espirrar água, manipulando-o de diferentes maneiras.
Atividade 7:
Material: Cartolina, guache e canudinhos.
Coloque gotas de diluída sobre a cartolina e mostre à criança que soprando através do canudinho, ela se espalha e desenha formas no papel.
Atividade 8:
Material: Brinquedos variados, papel ou jornal.
Embrulhe o brinquedo com o papel ou jornal e ofereça-o à criança para que o desembrulhe.
Atividade 9:
Material: brinquedos variados e caixa.
Estimule a criança a retirar objetos da caixa e também a guardá-los.
Atividade 10:
Material: revistas e livros.
Mostre à criança como folhear um livro ou revista e estimule-a a fazer o mesmo.

Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p 


Leia mais: http://paralisiacerebral.webnode.com.br/orienta%C3%A7%C3%B5es%20fonoaudiologicas/estimula%C3%A7%C3%A3o%20motora/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário