BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
A brincadeira faz parte da vida de qualquer criança, pois propicia um universo de descobertas e, segundo alguns pesquisadores, ao brincar a criança assimila e pode transformar a realidade.
Desta forma, com a criança cega e baixa visão o repertório não é diferente. É através da brincadeira que elas se movimentam e se sentem independentes, desenvolvem os sentidos, adquirem habilidades para usar o corpo e as mãos, interagem com o outro e o ambiente, reconhecem objetos e suas características (textura, forma, tamanho, cor e som) e as tornam mais ativas e curiosas. Também não podemos deixar de falar que o ato de brincar pode favorecer momentos de integração entre a família.
Portanto, as brincadeiras e os brinquedos são de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer criança, seja quanto aos aspectos motores, o físico, a mente, a autoestima, a afetividade, a sociabilidade e reforçam as defesas imunológicas.
Diversas brincadeiras podem ser realizadas com a criança deficiente visual, porém devemos adaptá-las para que possam aproveitar o momento da melhor maneira possível e os brinquedos devem respeitar a faixa etária da criança. Como por exemplo, para a criança cega se faz necessário o uso de determinados materiais nos brinquedos como guizos, diferentes sons e texturas, luzes, que chamem a atenção e despertem o interesse da criança. Assim como devemos auxiliá-las a contornar os objetos com as mãos, o que possibilita a exploração do brinquedo. Já nas crianças com baixa visão pode-se fazer o uso de brinquedos com cores contrastantes (amarelo com preto, preto com branco) e/ou de cores intensas, com desenhos de fácil compreensão e de tamanhos favoráveis, isto possibilita estimular a visão e fazer com que a criança faça melhor uso do resíduo visual.
Lembrando que as músicas infantis são muito bem-vindas, pois incentivam à fala, à imaginação e a movimentação corporal.
A Fisioterapeuta dos serviços especializados da Fundação Dorina, Daniele Lopes, lista abaixo algumas brincadeiras que podem ser realizadas com as crianças deficientes visuais, confira:
- Serra-serra-dor: cantiga bem conhecida e que favorece a movimentação corporal e o equilíbrio.
- Chocalhos de diferentes tamanhos e cores: estimula a visão e audição da criança, por meio das cores de alto contraste e dos sons produzidos em seu interior, além de propiciar atividades de coordenação motora fina e visual.
- Jogos de encaixes de formas ou de animais : possibilita a coordenação motora, o pareamento visual, orientação espacial, uso do tato e o conhecimento.
- Jogo de bola com guizo ou bola com cores contrastantes: possibilita a integração com outras crianças e trabalha orientação espacial e do próprio corpo. A criança deve ser orientada que estão em círculo e que chame o nome da criança para qual irá arremessar, assim fica mais divertido e permite a participação de todos.
- Faz-de-conta: brincar de “mamãe e filhinha”, de “super herói” e outras. Sendo que a criança cega deve ser incentivada e ensinada a fazer esse tipo de brincadeira. Já a com baixa visão (leve e moderada) pode aprender pela imitação.
- Esconde-esconde os objetos: fazer com que a criança encontre objetos perdidos, atividade de grande incentivo visual, no caso para as de baixa visão.
É importante ressaltar que ao término das atividades, as crianças devem ser incentivadas a guardar os brinquedos, o que contribui para a organização do ambiente.
Toda brincadeira pode ser possível, só depende da criatividade de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário