sábado, 22 de setembro de 2012

Desenvolvendo o grafismo na Educação Infantil

PLANO DE AULA


Conteúdo:
•Grafismo;
•Equilíbrio e concentração.

Objetivos:
• Desenvolver o grafismo (trabalhando o desenho de círculos);
• Trabalhar o equilíbrio e a concentração através de atividades físicas.

Rodinha: conversa informal com os alunos, sobre como segurar um lápis e fazer movimentos circulares desenhando bolinhas.

Atividade 1: cartas dos círculos.
• Materiais: giz de cera, papel pardo e muc.
• Desenvolvimento: colocar um cartaz de papel pardo no chão da sala e pedir que os alunos desenhem círculos nele.

Atividade 2: vamos ajudar o agricultor a plantar as sementinhas?



Atividade 3: atividade física.
• Fazer vários círculos com giz no chão e pedir que os alunos caminhem sobre eles.
• Cada macaco no seu galho: aproveitar os círculos desenhados no chão, a fazer a brincadeira.
• Os alunos em circulo, e o professor no centro com uma bola. O professor irá jogar a bola para o aluno e ele terá que agarrá-la e jogá-la novamente, assim sucessivamente.

Atividade 4: brincadeira livre no pátio.

Atividade 5: hora do conto – biblioteca da sala.

plano 2:
Conteúdos:
• Grafismo;
• Motricidade fina, amassado;
• Música e rítmo;
• Noção de quantidade até o número 3;

Objetivos:
• Trabalhar o grafismo através dos pontilhados;
• Desenvolver a motricidade fina, amassando e colando bolinhas de papel;
• Desenvolver a noção de quantidade;
• Executar movimentos através da música.

Rodinha: conversa informal, referente a o grafismo (círculo).

Atividade 1: música nova – “Zezé”.

“Vejam o que aconteceu,
Meu boneco de neve derreteu.
Os olhos, as orelhas, a boca e o nariz,
Até o pescoço desapareceu.
As mãos, os braços e a barriga,
Foram parar no chão.
Ta vendo sol! Você abusou!
Do Zezé e nada restou”!!!

Atividade 2: em folhas de ofício pedir aos alunos para desenhar o boneco de neve Zezé.

Atividade 3: contar quantas flores há na folha, passar por cima dos pontilhados e colar bolinhas de papel no número três.



Atividade 4: brincadeira livre na sala, com bonecas e carrinhos.
plano 3:
Conteúdos:
• Motricidade fina;
• Círculos;
• Atenção;
• Criatividade e dramatização;

Objetivos:
• Desenvolver a motricidade fina;
• Identificar os círculos iguais;
• Trabalhar a atenção, confiança, criatividade e a dramatização através de invenção de histórias.


Atividade 1: pintar e ligar os círculos iguais
Atividade 2: boneco bolinha
Materiais: diversos círculos de papel colorido de tamanhos diferente, muc.
Espalhar na mesa os círculos de papel coloridos e de tamanhos diferentes. Distribuir uma folha de ofício para cada aluno, onde ele terá que montar um boneco usando os círculos e colá-lo na folha.

Atividade 3: cada aluno terá que inventar uma história utilizando seu boneco, eles terão que dar nome, qualidades, e o que o boneco gosta de fazer.

Atividade 4: mural
Pedir para aos alunos fixar os bonecos no mural, e anexar na parede da escola.

Atividade 5: brincadeira no pátio.

Atividade 6:

Pesquisas e atividades realizadas no laboratório de informática sobre brincadeiras relacionadas com o projeto.

6 comentários: