ALGUMAS COMPETÊNCIAS DO SEU BEBÊ
1º MÊS
VISÃO E MANIPULAÇÃO E MOTRICIDADE GLOBAL
• Braços, pernas e ancas fletidas, vira a cabeça para um lado e outro
• Quando em ventral, levanta a cabeça momentaneamente
• Cabeça centrada em relação ao tronco, membros simétricos
• Segura a cabeça (pouco ou nada descaída)
•Segue objetos pendentes a 20 cm até 90º
•Fixa rosto
•Fecha os olhos, na presença de foco luminoso
AUDIÇÃO E LINGUAGEM
• Expressa-se
Através do choro
• Imite sons guturais e de
satisfação quando alimentado
• Vira os olhos ao som ou voz
da mãe cerca de 20 cm ou
responde com paragem de
movimentos ou expressão
facial
COMPORTAMENTO E ADAPTAÇÃO SOCIAL
•Para de chorar quando se lhe fala ou
pega ao colo
•Sorri, estabelece períodos de interação
com a mãe antes e depois das mamadas,
intercalado de vocalizações, imitações
•Conseguem compreender os padrões
especiais de comportamento em relação
ao pai e á mãe
ATIVIDADES PROMOTORAS DO
DESENVOLVIMENTO PARA 1 MÊS DE VIDA:
•Movimentar objetos coloridos e pendurá-los perto do
seu rosto
•Produzir sons suaves com chocalhos, caixa de música
e observar a sua atenção
•Observar o bebê sobre a forma como dorme, sossega,
se alimenta, procura auto conforto
•Conversar com carinho, aprender a tocá-lo embalá-lo,
estar em sincronia com o seu comportamento
•Mudar periodicamente de posição, de modo a
proporcionar-lhe o melhor conforto. Nunca de barriga
para baixo.
•Proporcionar momentos calmos sem sobrecarga de
estímulos, limitando as visitas de estranhos
3º MÊS
MOTRICIDADE GLOBAL:
• Levanta a cabeça e ombros
• apoiado nos antebraços
• Cabeça na linha média, movimentos
suaves e simétricos
• Faz força para sentar
• Seguro de pé, dobra os joelhos e tenta
suportar algum peso nos pés
• Mãos quase sempre abertas
VISÃO E MANIPULAÇÃO:
•Segura brevemente roca e
move-a sem olhar
•Tem prazer em olhar e brincar
com as mãos
•Segue objetos a 20 cm, até
180º na horizontal e converge os
olhos à aproximação
•Reconhece biberão ou chupeta
AUDIÇÃO E LINGUAGEM:
• Chora quando
desconfortável ou
aborrecido
• Vocaliza quando satisfeito
• Volta-se atentamente em
direção ao som
COMPORTAMENTO E
INTERAÇÃO SOCIAL:
•Sorriso social
“•Interage” quando conversam
•Fixa o rosto da mãe quando
alimentado
•Gosta do banho e dos cuidados de
Rotina
ATIVIDADES PROMOTORAS DO
DESENVOLVIMENTO PARA 3 MESES DE VIDA:
•Interagir, falando, usando a mímica do rosto e imitando o
som de determinados objetos ou instrumentos musicais
•Ouvir música suave na companhia do cuidador
•Dançar, em ritmo suave, com o bebê ao colo. Cantar,
mobilizá-lo, evitando que esteja deitado durante
demasiado tempo e na mesma posição
•Procurar levantá-lo devagar pelas mãos, como se fosse
sentá-lo
•Oferecer-lhe objetos para segurar, colocar objetos
pendentes para que possa segui-los
•Desenvolver um ritual de apoio à hora de dormir, sem
deixar chorar desalmadamente
6º MÊS
VISÃO
E MANIPULAÇÃO:
•Segura objetos,
levá-los à boca
•Se há queda de um
objeto esquece-o rapidamente
•Os olhos movem se coordenados
MOTRICIDADE GLOBAL:
• Eleva o tórax e parte superior do
tronco apoiado pelas mãos
• Levanta a cabeça para olhar os pés e
agarra-os.
• Quando de barriga para baixo,
consegue se voltar
• Fica na posição de sentado por
momentos, controla a cabeça e costas
direitas
• Suportado de pé faz apoio
• Tração pelas mãos levanta a cabeça
sem apoio dos cotovelos
COMPORTAMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL:
•Reconhece os pais, teme os
estranhos
•Estica os braços para ser pegada
•Gosta de jogos que entrem
expressões faciais, balbuciando ao
mesmo tempo
•Desvaloriza a alimentação e o sono
devido á aquisição de novas aquisições
motoras
•Mostra o seu temperamento duma
forma mais nítida: nível de atividade,
perturbação, persistência, capacidade
de adaptação, regularidade, limiar
sensorial, humor, reação a
situações novas
Audição e Linguagem
• Emite sons ex: a-a, qu, ada,
arru
•Tem prazer em ouvir próprios
sons
• Ri , dá gargalhadas e
guincha durante as brincadeiras
• Responde ao som voltando a
cabeça
• Compreendem o não, mas não
sabem responder-lhe
ATIVIDADES PROMOTORAS DO
DESENVOLVIMENTO PARA 6 MESES DE VIDA:
•Oferecer brinquedos apropriados, como uma bola de tamanho
médio, de cores vivas, cubos de arestas redondas
•Sentá-lo com apoio para que possa participar mais ativamente
no meio que o rodeia
•Incentivar para que produza novos sons com a boca
•Conversar e dançar com o bebê
•Colocar o bebê num tapete adequado e incentivá-lo a deslocar se
rolando e pegar nos brinquedos que estejam mais longe
•Proporcionar brincadeiras de interação, colocar á frente do
espelho e não prevenir situações que lhe causem frustrações
•Não entrar em conflito durante a refeição - oportunidade de
interação sem pressão
•Ritual do sono mais reforçado na hora de dormir
9º/10º MÊS
VISÃO E MANIPULAÇÃO
•Mais atento às pessoas e
objetos em redor
•Empurra pequenas drágeas
Com o indicador (atenção ao
(risco dos objetos pequenos)
•Pinça com polegar e indicador
(preensão fina) e posteriormente
preensão total
•Segue objeto que cai
•Transfere objetos de uma mão
para a outra
•Compara 2 cubos e junta
•Atira objetos para o chão
Motricidade Global
MOTRICIDADE GLOBAL
•Gatinha ou rasteja
•Senta-se só sem apoio com segurança
•Se segura de pé apoiado nas mãos
•Quando deitado passa a sentado
• Suspenso de barriga para baixo tem
movimento de proteção esticando as
mãos/ braços para a frente
COMPORTAMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL
•Segura a mamadeira
•Segura, morde e mastiga pequenos pedaços de comida
•Bate palmas e diz adeus
•Distingue familiares dos estranhos
•Comportamento de causa -efeito e imitação com consciência do proibido
•Usa a expressão facial dos pais, gestos e fala para reconhecer atitudes e o seu significado
•Compreende a permanência dos objetos para depois compreender a permanência das pessoas – Angústia de separação AU
AUDIÇÃO E LINGUAGEM
•Atento aos sons e localiza-os
na horizontal ou diagonal
•Utiliza sílabas ex: da-da, mamã
•Compreende “não” e o “adeus”
ACTIVIDADES PROMOTORAS DO
DESENVOLVIMENTO PARA 9 MESES DE VIDA:
•Oferecer objetos diferentes afastados para incentivar o posicionamento
•Colocar objetos em cima duma cadeira de forma a incentivá-la a colocar-se de pé sempre com adulto por perto
•Chamar os objetos pelos nomes, ensinar a colocar dentro e fora da caixa
•Oferecer papel para amassar e rasgar
•Oferecer dois objetos para a mão e posteriormente um terceiro deixando que ela “resolva o problema”
•Ser firme e terno no “não” – Início da disciplina brincadeiras de tapar e destapar o rosto e outros jogos
repetitivos (bater palmas, acenar...). Jogo do esconde -
esconde
12 MESES
MOTRICIDADE GLOBAL:
• Gatinha
• Anda agarrado à mobília ou apoiado pelas mãos
• Suporta-se de pé apoiado pelas mãos
• Senta-se a partir da posição de pé
MANIPULAÇÃO E VISÃO
•Faz pinça fina agilmente
•Procura objeto rapidamente escondido
•Coloca cubo no copo
•Crescente interesse visual pelo movimento: carros, pessoas…
COMPORTAMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL
• Bebe copo com ajuda
• Colabora no vestir
• Bate palmas e diz adeus a pedido agilmente
• Revela emoções: afeição, medo, ciúme, revolta
• Mantém comportamentos de imitação
• Início do negativismo, agressividade, birras
• Dificuldade em controlar impulsos (morder..)
• Autonomia vincada e detesta intromissões
AUDIÇÃO E LINGUAGEM
•Atende se chamado
pelo nome
•Percebe ordens
simples associado aos
gestos (dá adeus…)
•Reconhece objetos pelo nome
•Diz algumas palavras simples
ATIVIDADES PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO PARA 12 MESES DE VIDA:
•Promover a aquisição de capacidades motoras
•Deixar a criança tomar algumas decisões visando a
segurança
•Agir calmamente e com firmeza ás birras
•Manter os rituais do sono
•Não entrar em conflito na hora da refeição –
anorexia do primeiro ano de vida
•Estimular as tarefas/ordens simples
•Oferecer cubos, dar vários objetos para a mão
• As separações devem ser faladas e com antecedência progressivas e
cumprir promessas
•Evitar pressões para o controle das fraldas
OUTRAS RECOMENDAÇÕES
PARA OS PAIS E EDUCADORES NO 1º ANO DE VIDA
Fale com o bebê, uma voz conhecida ajuda a
acalmar
Quando o bebê fizer sons, responda utilizando
palavras
Leia para ele, isso ajuda-o a compreender e desenvolver a
linguagem e a utilização de sons.
Cante para o seu bebê, ajuda a desenvolver o gosto
pela música e pela matemática
Elogie o bebê e mostra-lhe afeto e amor
Dispense algum tempo para pegar no seu filho ao colo,
ajuda a que se sinta seguro e acarinhado.
O melhor momento para brincar com ele é quando
encontra-se alerta e calmo.
Esteja atento e respeite-o os seus
sinais de cansaço ou nervosismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário